quarta-feira, janeiro 28, 2009

escrever de verdade

Este é o título da reportagem especial que a Revista Nova Escola, que está nas bancas e on line, traz este mês.
A chamada da capa diz: Descubra por que os alunos precisam conhecer os diferentes gêneros para saber o quê, por que e para quem eles escrevem.Nada diferente do que sempre escrevemos por aqui, mas um excelente material para professores que às vezes ficam um pouco perdidos em relação à produção textual.
Além disto, a reportagem traz considerações de Telma Vaz, Delia Lerner,Roxane Rojo e de Miria Casteda, pesquisadoras que se dedicam, há anos, às questões de leitura e escrita.

Depois da leitura deste texto é fácil compreender o que é produzir textos de autoria.
Aproveite a bibliografia indicada, ao final da reportagem e não se esqueça da fatídica redação minhas férias,no início do semestre, sobre a qual já falei aqui, neste post.

E,claro, todo este material também serve a você, como embasamento para produção dos seus posts em blogs.

2 comentários:

  1. Oi, Fátima!

    É por causa dessa autoria que resolvi blogar... estava (estou) cansada de ver @s alun@s escrevendo só pra agradar @s profes ou por causa da nota no final... A produção de texto, na maioria das escolas, se tornou burocracia. Ou estou exagerando??? Mas é isso que vejo ao meu redor e do que busco fugir... Apenas @ profe lê e risca todo o texto. @ alun@ recebe o texto "corrigido" e guarda: pra que serve essa prática???
    Mas esse já outro assunto!
    Ah, muito legal a tua redação sobre as férias... já passei por isso... mas não fui tão criativa... quase nunca o que escrevia caía no gosto da profe...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Suely:
    você não está exagerando, não!! Infelizmente a gente ainda encontra muito professor pedindo para escrever sem objetivo definido. E isto não é só em português.Em todas as disciplinas.
    Gostou da minha redação, né? e era a mesma todo ano, rsrsss...

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...