sexta-feira, dezembro 12, 2008

a gramática e as mudanças linguísticas

A revista Superinteressante deste mês, está nas bancas (como sempre ótima,e por isto, sou assinante desde o número 2!!!) com uma excelente reportagem sobre ""O futuro da Língua Portuguesa"" mostrando as mudanças na língua. A revista só é disponibilizada on line, depois que sai das bancas.
Foram entrevistados o professor Marcos Bagno, que já comentei aqui, quando falei sobre preconceito linguístico e outros professores que se dedicam à linguística.

Quem segue este blog sabe que sou linguísta, de carteirinha e de formação, que acho que a gramática normativa não reflete os usos que fazemos da língua e que preconceito linguístico acho uma coisa abominável. Infelizmente, muita gente, inclusive professores ,não têm conhecimentos sobre variantes linguísticas e acham que a norma estagnada das gramáticas é a que deveria ser seguida.Por eles, ainda estaríamos falando Latim.

Por coincidência, hoje, via LadyBug, da Jornalista Lúcia Freitas, descobri um post excelente sobre gramática, no blog do Algarra.

Então, aproveite o fim de semana.Leia o post e atualize seus conhecimentos sobre os usos e mudanças da língua, lendo a revista. E para completar acesse o site do linguista Marcos Bagno.

E para saber mais ainda, não deixe de ler nas férias, o livro do David Crystal,A Revolução da Linguagem que explica muito bem as mudanças nas línguas, a partir do uso da Internet.

Boas leituras.

8 comentários:

  1. Opa Fátima!

    Vou ler suas indicações [menos o livro, pois nãosou da área pra uma leitura tão especializada:-)] para ficar mais inteirado do tema.

    Obrigado por compartilhar sua expertise no assunto...

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Este livro de David Crystal,A Revolução da Linguagem já está disponível no Google Books aqui.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luiz:
    obrigada pelo comentário e pela dica. Mas, o livro não esta disponível na íntegra.Partes importantes do texto foram omitidas, por causa da questão do direito autoral.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. tua opinião -- http://www.amalgama.blog.br/11/2008/destruindo-mitos/

    Aproveito para dizer que já votei no Leitura no Best Blogs. Se puder dar um voto no Amálgama, em 'Artes e Cultura', fica à vontade... ;-)

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de obter mais conteúdo sobre escrita,leitura e gramática atual.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fátima!

    Achei o máximo quando disseste que, se dependesse de alguns (algumas) colegas, ainda estaríamos falando latim!rsrsrsrs
    Escrevi algumas reflexões, lá no Ufa!, sobre o ensino de português! Se puderes dar uma espiada!
    Concordamos sobre o preconceito e sobre a falta de conhecimento dos profes sobre as variações da língua. Sou fã do Profe Marcos Bagno! Acho as propostas dele fundamentais para mexer nesse vazio que são as aulas de português: o profe fala, fala, finge que ensina; os alunos ouvem e copiam, fingem que aprendem...

    Vou atrás de tua dica de leitura!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Fátima, você é minha linguísta preferida!!! Ah se todos fossem iguais a você...
    Comprei o livro A revolução da Linguagem por indicação sua, a alguns anos (heheh) e sempre o cito nos meus argumentos contra o preconceito linguístico!
    Bjaum
    Sintian

    ResponderExcluir
  8. Oi, Suely:
    já fui no teu blog, né? Obrigada pelo comentário e leia mesmo o livro porque ele é bom demais.
    Daniel: li muito rápido seu blog, mas volto lá, ok?

    Sindy: onde anda você? mudou para as Bahamas? A gente efica com saudades, viu? Obrigada pelo "linguísta preferida", heheee..
    Bjs e vê se não some.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...