12.12.08

a gramática e as mudanças linguísticas

A revista Superinteressante deste mês, está nas bancas (como sempre ótima,e por isto, sou assinante desde o número 2!!!) com uma excelente reportagem sobre ""O futuro da Língua Portuguesa"" mostrando as mudanças na língua. A revista só é disponibilizada on line, depois que sai das bancas.
Foram entrevistados o professor Marcos Bagno, que já comentei aqui, quando falei sobre preconceito linguístico e outros professores que se dedicam à linguística.

Quem segue este blog sabe que sou linguísta, de carteirinha e de formação, que acho que a gramática normativa não reflete os usos que fazemos da língua e que preconceito linguístico acho uma coisa abominável. Infelizmente, muita gente, inclusive professores ,não têm conhecimentos sobre variantes linguísticas e acham que a norma estagnada das gramáticas é a que deveria ser seguida.Por eles, ainda estaríamos falando Latim.

Por coincidência, hoje, via LadyBug, da Jornalista Lúcia Freitas, descobri um post excelente sobre gramática, no blog do Algarra.

Então, aproveite o fim de semana.Leia o post e atualize seus conhecimentos sobre os usos e mudanças da língua, lendo a revista. E para completar acesse o site do linguista Marcos Bagno.

E para saber mais ainda, não deixe de ler nas férias, o livro do David Crystal,A Revolução da Linguagem que explica muito bem as mudanças nas línguas, a partir do uso da Internet.

Boas leituras.
Related Posts with Thumbnails