quinta-feira, agosto 07, 2008

comemorações

Não, não é um trabalhinho para fazer para o dia dos pais.
Até porque,concordo plenamente com o artigo que foi publicado na revista Nova Escola do mês de junho, sobre os dez erros mais comuns nas festas escolares. Segundo a autora " a escola usa o precioso  tempo das aulas para organizar comemorações relacionadas a efemérides" . Leia o texto neste link e também os comentários, para você verificar como muita gente também pensa desta forma.
 
Eu já vi planejamentos anuais, tão absurdos, que eram feitos com um calendário na mão, para verificar quais eram as datas comemorativas durante o período letivo. E,só depois disto, é que se pensava o que se poderia trabalhar. Diagnóstico das necessidades dos alunos?Neste caso, nem pensar...
No domingo,por exemplo, há as comemorações sobre o dia dos pais. A esta altura já deve ter professoras procurando trabalhinhos para fazer com os alunos, para que eles levam para casa. Mas,a escola se esquece dos dados do IBGE, que mostram as famílias chefiadas por mulher e que mudaram  as características da família brasileira. Aquela família colonial, do sinhozinho, da sinhazinha e dos filhos criados ao redor e todos arrumadinhos, já sumiu faz tempo.Leia o texto no site do IBGE. 
Um bom momento para  a escola conhecer a realidade dos alunos, aproveitar para ler textos informativos sobre a família brasileira e comparar com as suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...