segunda-feira, janeiro 28, 2008

Ainda 1808

Mais informações sobre a chegada da Corte ao Brasil, na Revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro, página 54. Já nas bancas, mas ainda não está on line.
A reportagem traz um infográfico sobre a viagem e um projeto didático, para o 8º e o 9º ano.

A Revista de História da Biblioteca Nacional, de janeiro, número 28, também disponível nas bancas(alguns trechos das reportagens estão on line), é uma edição especial sobre os destinos do Brasil, a partir da chegada da corte. Todas as reportagens são escritas por pesquisadores da área, inclusive as dicas para a sala de aula.


No site da Biblioteca Nacional está disponível as imagens do Livro "Viagem pitoresca através do Brasil", de Rugendas. Clique em “pranchas” para ver as imagens do Brasil, naquela época, na visão de um estrangeiro e aproveite para compará-las com imagens atuais.


As primeiras páginas dos jornais publicados na época, também estão on line: A Gazeta do Rio de Janeiro e o Correio Brasiliense, que era impresso em Londres.

3 comentários:

  1. Adorei saber disso!!! é uma ótima dica, uma vez que preciso de material sobre ensino de História do Brasil por conta de minha segunda especialização. Obrigada Fátima!!!! Uma dica sem igual!!!
    beijos

    Semíramis

    http://educandooamanha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fátima

    Bem interessantes esta tua série de propostas.

    Vou passar os links destas tuas idéias aos meus colegas da história lá do CMPA.

    Aproveito o comentário para te perguntar como ficou aquela idéia da BlogCamp de Sampa. Ficaram de criar uma lista específica, mas depois o assunto morreu lá na lista.

    Outra: estou esperando o cadastro do teu blog lá no Edublogosfera.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fátima.

    Conheci seu blog hoje, a partir de uma matéria publicada na Folha de São Paulo e vim dar uma conferida.
    Gostei muito do que vi e percebo que mesmo durante as férias você continua com o blog ativo.
    Muito legal.
    Parabéns e abraços.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...