quinta-feira, março 29, 2007

Os resultados

Durante o curso hoje, como disse no post abaixo, trabalhei com professores a imagem e o texto do lead, sobre imagem e notícias( post do dia 21/03).
O trabalho foi feito da seguinte forma:
Distribui a cópia da imagem com o lead, para cada professor(a), solicitei que lessem com muita atenção e que me dissessem em voz alta, o que haviam compreendido.Fui anotando as respostas. Repasso aqui, as mais interessantes:
1-- Que sorte a dela. Pegou só no braço.
2-- Mas para que parou no sinal, em pleno RJ?
3--Vai ver que a bala era pro marido.
Pergunto por que e a professora explica:
- Ué, ele não é militar?

Nestas 3 respostas é possível analisar o processamento cognitivo que estes leitores elaboraram ao ler a notícia.
Na resposta 1, o leitor considera sorte, pois todas as notícias sobre bala perdida demonstraram que as pessoas morreram.
Na resposta 2, o fato do carro estar parado num sinal de trânsito é um indicador de que há perigo nesta situação, pois outros casos já ocorreram com carros parados no sinal.
A resposta 3 considerei como a mais interessante, principalmente, porque a maioria do grupo não havia processado desta forma e ficaram esperando a explicação.
A resposta “Ué, ele não é militar?” implica no conhecimento anterior de que não só a população sofre com a violência, mas também que o noticiário já apresentou números referentes ao assassinato de policiais.
Esta professora levou o prêmio, apesar de não ter se aproximado da carta escrita pelo leitor de jornal, por processar o texto, a imagem e dois tipos de informações anteriores.

Mas, aqui no blog a Débora demonstrou ser uma leitora proficiente,isto é, a leitora que é capaz de analisar as imagens, o texto e tirar suas conclusões.
Vou colocar no post a seguir, o texto do leitor de jornal e o da Profª Débora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...