4.3.07

Imagens e inferências



A imagem acima, do fotógrafo Spencer Platt, foi a vencedora do Prêmio Foto do Ano, criado pela World Press.

A foto foi feita em 15 de agosto do ano passado, no dia do cessar fogo, em Beirute.

Ao olhar a foto, sem legendas, e apenas com informação acima, é possível inferir uma variedade de compreensões, que são acionadas a partir do meu conhecimeno prévio sobre as situações de guerra, tais como:

-Caramba, a cidade está destruída e estas turistas, neste carrão, estão passeando entre os escombros?

- Olha a cara delas! Será que não têm pena do que aconteceu às outras pessoas?

- Como jovens turistas podem ser tão insensíveis perante aos horrores de uma guerra, desfilando num carrão destes?

E, por aí, vai. O conhecimento prévio sobre o assunto, aciona todas estas informações a partir do que eu leio nas imagens. Isto é a produção de inferências, é o que me faz compreender um texto.E isto acontece não só em relação ao texto visual, mas em qualquer tipo de texto, incluindo até mesmo os gestos, as intonações na voz, os olhares,durante uma simples conversa.

Tente trabalhar a foto com seus alunos e observe as inferências que serão produzidas.Para isto, passe apenas as informações sobre o cessar fogo em Beirute.

Publicada em jornais, esta foto causou muitas controvérsias, justamente pelas inferências que produziu aos leitores. No entanto, estas inferências passaram a ser modificadas, no momento da premiação, pelo simples fato de que novas informações foram acrescidas à imagem.E novas inferências passaram a ser feitas. De insensíveis, os fotografados passaram a simples moradores do subúrbio que procuravam pelo que restou de suas casas, causando pena.

Aproveite esta foto e a controvérsia gerada em torno dela, para compreender como muitas vezes nossos alunos parecem ler um texto de uma forma completamente errada, em nossa concepção.Mas, será que ele compreendeu de forma inadequada, ou faltou a ele o conhecimento prévio sobre o assunto, que lhe permitiria compreender as informações apresentadas, apenas a partir de seu conhecimento de mundo?

Portanto, ao solicitar que seu aluno escreva, por exemplo, um resumo sobre o que leu, pergunte a ele porque compreendeu desta ou daquela maneira.E, se faltar conhecimento prévio sobre o assunto, repasse as informações a seus alunos. Daí a importância de ser um professor-leitor, que possa apresentar informações confiáveis a seus alunos.

A polêmica premiação da foto, demonstra que, muitas vezes, o tal slogan "uma imagem vale mais que mil palavras" talvez não esteja tão certo assim.

Para entender a polêmica leia a reportagem no G1 e para saber mais sobre o World Press, leia neste post, já publicado no outro blog.

Related Posts with Thumbnails